Apresentação do Parque de Uso Múltiplos das Esculturas

Parque de Esculturas

Altiplano Leste

Brasília

2006

Rumo ao leste, ao encontro da alvorada chegamos ao Altiplano. Aqui nasce o sol.

Ao chegar, avistamos um espaço triangular, vazio, inclinado e delimitado por três estradas. O local nos convida a reflexão. 

O crescimento urbano desordenado e o sistema viário subdimensinado ameaçam a qualidade de vida da região. É preciso definir novos parâmetros para a comunidade do Altiplano Leste e a sua integração com a cidade.

O projeto do Parque de Esculturas busca conquistar definitivamente este espaço público como um lugar livre para o convívio, o lazer e a arte. 

 

 No início da praça a vegetação é baixa. Catolés, canela de emas e o capim de forração deixam ver o começo de um novo caminhar. 

Uma escultura com três elementos simbolizando o belo, o justo e o verdadeiro é o marco da chegada ao Altiplano.

Uma rua interna, um edifício comunitário e uma praça ordenam o partido do projeto. O agrupamento de palmeiras marca a entrada do edifício principal. Ao lado, o relógio de sol dá espaço ao tempo.

O volume curvo do edifício ajusta-se ao terreno e propicia a comunidade um espaço de encontro, de troca de produtos e de geração de ideias. 

Um espaço para o produtor, uma floricultura, um ateliê, uma galeria, sede das associações, um museu do cerrado, um restaurante rural e um café iniciam, em sinergia, um programa de atividade para o local.Do edifício descortina-se a paisagem da Praça Central, local dedicado às festas populares, à fruição.

O geógrafo Milton Santos afirma que a festa reúne e a reunião ajuda a produzir as ideias.

"É preciso resgatar o tripé: território, cotidiano e cultura para permitir que as pessoas se juntem e juntas criem riquezas..."

Os quatro elementos da natureza: O ar, o Fogo, a Água e a Terra estão presentes em esculturas de diversos artistas.

Mostras intinerantes e eventos de arte ajudarão na consolidação do local como espaço de desenvolvimento de qualidade de vida. O Parque de Esculturas, com uma ária de 8,5 ha terá sua vegetação resgatada, um incentivo a educação ambiental e auto sustentabilidade.

O esporte, como a arte, terá o seu lugar garantido. A vocação ciclística da região é uma realidade. A ciclovia e o passeio cruzam o parque. Os caminhos convergem ao Portal do Sol. Junto ao banco, um local de sombra e água fresca para quem passa a pé, de bicicleta ou contempla a paisagem.

A integração entre o homem e a natureza, o esporte e a cultura faz do Altiplano Leste pólo turístico de DF.

A viabilidade da implantação, da construção e da manutenção virão de convênios, recursos do uso do espaço e de eventos comunitários.

Brasília 2002-2006

Assinam: Antônio Eustáqui Santos (Arquiteto) e Gitte Storm (Artista)